CS Imagem & Estilo

[Detalha Página]
imagem-pessoal - 10.01.2018

Definindo a paleta de cores do seu acervo

No último post do #blogcsestilo eu dei dicas para você inventariar suas roupas/acessórios e começar 2018 com um guarda roupas mais funcional, além de um novo olhar para suas produções.

O conteúdo de hoje é mais uma estratégia para estruturar um guarda roupas ideal e principalmente que faça sentido para você. A sugestão é da blogueira Anuschka Rees, que apesar de não ser consultora de imagem, ensina mulheres a construírem um guarda roupas de qualidade.
Antes de escrever o post eu fiz o exercício no meu guarda roupas e gostei da experiência. Mesmo tendo conhecimento e facilidade na manipulação das cores achei interessante parar para observar, coisas que pouco fazemos no dia a dia, e mais do que isso, refletir sobre as cores que mais me agradam e predominam no meu armário.

Muitas mulheres tem dificuldade em combinar cores nas suas produções e se você é uma delas, esse “mapeamento” também vai te ajudar!
Lembrando que esse exercício não é exclusividade de quem já conhece sua paleta de coloração pessoal, aquela que você descobre quando faz uma analise de coloração comigo. Logico que conhecer sua paleta pessoal ajuda mas, todas nós sem exceção, temos a paleta do nosso armário e identifica-la irá tira-la da zona de conforto.

Montando a sua paleta

Em linhas gerais sua paleta deve conter entre 06 e 12 cores, a minha fechou em 10 porem, isso não é uma regra e a quantidade de cor vai depender da diversidade nas suas escolhas, gosto pessoal e estilo também.
Essas cores serão divididas em 3 blocos sendo que cada bloco terá uma “função” especifica e o que vai facilitar a definição da quantidade de cores é a escolha de qual bloco encaixar determinada cor.
Eis então a minha paleta como exemplo:

  1. Cores principais:

    As cores principais são aquelas geralmente predominantes no seu acervo. São as cores com as quais você se sente muito confortável em usar e as usa com frequência também. Você precisa “se ver” naquela cor e se sentir representada por ela. Quem me conhece sabe que amo rosa blush, verde militar e cinza. Uso e abuso. Acho chique e sofisticado ao mesmo tempo que são versáteis e compõem looks despojados com facilidade.

  2. Cores destaque

    São as cores que geralmente usamos para dar um “tchan” na produção. Por vezes elas estarão presentes apenas em acessórios. Pense que são as cores que você gosta de combinar com as principais mas, não as usaria dos pés a cabeça! Você também pode combina-las entre si e sabe que quando o fizer, deixará sua produção mais interessante. No meu caso, adoro as combinações de cinza ou rosa blush com azul petróleo, rosa blush com marsala e mostarda com verde militar também.

  3. Cores Neutras

    Devem ser escolhidas por último! Isso porque a tendência é aparecer nesse bloco o branco e preto, a maioria faria isso, quando na verdade deveriam estar aqui as cores que complementam as demais. Eu não gosto do branco puro, prefiro offwhite, e esse tom de bege também esta presente em varias peças minhas, que trabalham pra mim como nude. Além disso, gosto das duas cores juntas!

Logico que você pode gostar e ter outras cores no armário, eu por exemplo tenho muito azul, resultado da minha paixão avassaladora por jeans, mas, entendi que seria muito obvio coloca-la aqui e a ideia era exercitar um olhar mais detalhado, então, me forcei exclui-la.

Além disso, todas essas cores estão sim dentro da minha paleta de coloração pessoal, se você quer saber a sua clique aqui, que tem pelo menos 55 outras cores que ficariam muito bem em mim, mas, ao final do exercício você compreende que, mesmo tendo 55 opções são essas 10 com as quais me identifico mais.

E uma última dica: para facilitar ainda mais o uso das cores, pegue o circulo cromático, que eu já ensinei a usar aqui, e identifique as combinações, (análogas, complementares, triádicas, etc) que as cores da sua paleta possibilitam.

Gostaram? Me conta depois como foi seu exercício e compartilhe sua paleta comigo!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:


Quer receber as novidades do blog e dicas sobre imagem pessoal?

Assine nossa newsletter!

Instagram
Parceiros